Para garantir a proteção em caso de incêndios, não basta apenas possuir um extintor. É preciso estar de acordo com as normas de segurança que regem a instalação e manutenção dos extintores de incêndio.
Quantidade: o número de extintores que deve estar disponível em uma edificação depende do tamanho da área atendida e do grau de risco que o local possui. Desse modo, locais que possuem risco iminente de incêndio são obrigadas a ter os extintores posicionados a 15 metros de distância do local habitado, no máximo. Já em locais de baixo risco, essa distância pode chegar a até 25 metros. Mesmo em locais com risco isolado, os extintores de incêndio devem ser instalados.
Distância: A distância máxima a ser percorrida por uma pessoa, entre o local do incêndio e o local onde se encontra o extintor pode variar de acordo com o risco com o risco de incêndio ao qual a edificação está exposta. Em locais de risco alto, essa distância não pode ser superior a 10 metros. Em locais de risco baixo, a distância pode chegar até a 25 metros. Esses números servem como base para engenheiros, sobre como posicionar os extintores e quantos deles serão necessários.
Posicionamento: Os extintores de incêndio devem ser afixados na parede ou dispostos no chão, com suportes específicos. Nesse caso, verifique o que consta na legislação do seu município, já que, em algumas cidades, é obrigatório que o extintor seja instalado apenas nas paredes. Além disso, é necessário indicar a localização exata dos extintores, através de placas e marcações.