- Aprenda como funcionam os mecanismos do extintor antes que seja preciso usá-lo. Faça uma espécie de teste, simule situações, etc. Assim, você estará preparado e seguro para usar o equipamento quando houver necessidade.
- Ao chegar a um local descohecido, procure saber em que locais onde estão instalados os extintores e outros equipamentos de proteção contra fogo.
- Nunca obstrua o acesso aos extintores ou hidrantes. O caminho precisa estar livre para que a visualização seja mais fácil e para que seja mais rápido alcançá-lo.
- Não retire lacres, etiquetas ou selos colocados no corpo dos extintores, para que todos possam identificar de que tipo de extintor se trata e para que tipo de incêncio ele é indicado.
- Antes de comprar um extintor, verifique se as informações sobre a substância armazenada nele e os diferentes usos em caso de incêndio estão em seu no rótulo.
- Fique atento às instruções do rótulo do extintor. Caso você more em condomínio, verifique se há treinamento para brigada de incêndio.
- Na eventualidade de um incêndio, retire todos as pessoas e animais do local e acione os bombeiros imediatamente, antes de tentar conter as chamas.
- Os extintores de possuem uma carga limitada, que não é suficiente para apagar incêndios de grande porte. Nesses casos, somente os bombeiros conseguem conter o incêndio.
- Em áreas de tamanho superior a 750 metros quadrados apenas extintores não são suficientes. Nesses casos, é preciso instalar um sistema fixo de combate ao incêndio, como alarmes, brigadas de incêndio e hidrantes.
- Observe qual é o intervalo de renovação da carga dos extintores no manual de instruções do fabricante. Geralmente, esse intervalo varia entre 12 a 36 meses. Alguns modelos mais recentes possuem carga suficiente para durar até cinco anos. Verifique, também, se o ponteiro do indicador de pressão está na área verde.