Para saber a maneira mais adequada de utilizar um extintor de incêndio, é preciso entender como ele funciona. Os extintores possuem um sifão de tubo plástico, que compreende desde a parte superior do reservatório do eliminador de fogo até a parte de cima do extintor. A passagem do sifão para o bocal é bloqueada por uma válvula composta de molas. Na parte superior do cilindro, há um cilindro menor acoplado, preenchido com gás comprimido. Uma outra válvula impede que o gás comprimido escape.
Para que o extintor funcione, é preciso retirar o pino de segurança e pressionar a alavanca de operação. Esta alavanca vai empurrar a haste de ativação, que, por sua vez, pressiona a válvula de molas para baixo e abre a passagem até o bocal. A parte inferior da haste de ativação conta com um ponto afiado, que fura a válvula de liberação do cilindro, permitindo que o gás comprimido saia. A ação do ar comprimido exerce pressão para baixo e atinge p material químico que elimina o incêndio, que é conduzido para fora do bocal com uma forte pressão.
Passo a passo para utilizar um extintor de incêndio:
- Transporte o extintor na posição vertical, segurando no manípulo, até o local do incêndio;
- Retire o seu lacre e o seu pino de segurança;
- Posicione-se no mesmo sentido do vento;
- Aproxime-se o máximo que puder do foco do incêndio, com cautela. Não avançe se achar que o fogo pode atingí-lo pelas costas;
- Movimente o jato expelido pelo extintor, atacando a base do fogo como se estivesse varrendo-o. Lembre-se que é ineficaz tentar controlar um incêndio começando pelas chamas;
- Cubra toda a superfície do fogo;
- Se o incêndio foi causado por combustível líquido, evite exercer uma pressão muito forte com o extintor, para que não aumente a área de combustão.
- Por fim, certifique-se de que o incêndio não reacenderá.